Pedimos sua ajuda para ajudar a divulgar o blog. Clique no botão abaixo.

Restauração polêmica vai dar lucro a Cecília G.

23 de ago. de 2013

Restauração polêmica vai dar lucro a Cecília Giménez
Você se lembra de Cecília Giménez, a espanhola de 82 anos que decidiu, por conta própria, restaurar uma pintura de mais de um século? Lembra, não é? Ela não foi muito feliz em sua tentativa e a restauração desastrosa virou piada rapidamente na internet – até hoje você encontra facilmente alguém falando sobre o assunto.

Só para você ter ideia, o Santuário de Misericórdia de Borja, que abriga a obra “Ecce Homo”, do pintor Elías García Martínez, teve um aumento significativo de visitações desde que o caso se tornou público, há exatamente um ano. Os coordenadores da igreja começaram a cobrar um euro pela entrada, a fim de levantar fundos para a conservação do quadro e ajudar a manter as obras de caridade – a arrecadação já passa dos 50 mil euros.

Direitos autorais

Fonte da imagem: Reprodução/Latostadora
O fato é que, antes da restauração feita por Cecília, o quadro não era conhecido, mas sabe-se que ele foi feito na primeira década do século passado pelo pintor, que também era professor de Artes.
Depois da restauração, o novo rosto de Jesus, no quadro de Martínez, virou um produto muito popular, com sua estampa em camisetas, canecas, chaveiros e outros diversos produtos customizados e vendidos como souvenir. A boa notícia para Cecília é que, depois de virar alvo de inúmeras piadas no mundo todo, ela vai finalmente ter um bom uso de sua popularidade.
Já contamos também que Cecília chegou a leiloar suas obras no eBay. Ela finalmente conseguiu tudo o que queria e, a partir de agora, vai receber 49% do lucro de tudo o que for vendido com a imagem da restauração. Talvez ela nem se incomode com as piadas que possam ser feitas a respeito. Enquanto o assunto não for esquecido e continuar vendendo, tudo bem.